, , ,

Livro Michael Jackson Conspiracy, Capítulo 32 " Leave Me Alone"

“Leave Me Alone”


 


Quando Michael chegou ao tribunal, no dia repleto de estrelas, em que o comediante Jay Leno e Chris Tucker testemunharam, ele estava ladeado pelos pais dele, Katherine e Joe.
Katherine parecia confiante, mas Joe parecia preocupado, talvez, se perguntando como o júri reagiria ao ver mais estrelas do cinema e da TV. As pessoas tinham sido distraídas por George Lopez e Macaulay Culkin e havia previsão de que Elizabeth Taylor e Stevie Wonder poderiam aparecer para testemunhar.
Os observadores no tribunal não conseguiram evitar olhar Michael e a família Jackson, mas, com mais estrelas aparecendo foi humanamente natural ficar distraído, fixar nas roupas de uma celebridade, nos gestos delas, na pessoa “real” delas. Pela expressão de Joe, havia uma ansiedade de que as estrelas pudessem ofuscar os testemunhos e Joe Jackson não queria isso.
Das sessenta testemunhas de defesa chamada para a tribuna, talvez, o mais convincente tenha sido a estrela de Rush Hour, Chris Tucker, que testemunhou que Michael Jackson era um amigo dele, que eles se conheciam há três ou quatro anos. Ironicamente, os dos tinham se conhecido através dos esforços deles em ajudar Gavin Arvizo. Chris Tucker disse aos jurados que ele conheceu o menino Arvizo no Laugh Factory, o famoso clube de comédia na Sunset Strip. O comediante se lembrava de que David Arvizo abordou-o para dizer que o filho dele, Gavin, simplesmente o adorava. Foi David Arvizo quem disse a Tucker que o Laugh Factory estava organizando um evento beneficente para Gavin, que disse ao comediante que Gavin estava morrendo de câncer.
“Tudo bem. Então o pai disse a você que haveria um evento beneficente para arrecadar dinheiro para as despesas médicas de Gavin?” Mesereau perguntou.
“Sim”, Tucker disse.
“Tudo bem. E você compareceu ao evento beneficente, certo?”
“Sim.”
“Quem mais você viu lá, se você se lembra?”
“Eu encontrei muitas crianças e eu conheci o irmão dele, Star. E isso foi meio que obscuro no clube, mas pelo que me lembro, foi onde eu conheci Star. Eu creio que Star e o pai dele, e foi isso.”
“E você se lembra se você contribuiu com algum dinheiro naquela ocasião?” Mesereau perguntou.
“Não naquela noite. Mas eu contribuí algum dinheiro, sim”, Tucker testemunhou.
“Explique isso, se você puder.
“Eu fui pedido, poucos dias depois, que desse algum dinheiro, porque eles não arrecadaram nenhum dinheiro, eles não fizeram dinheiro nenhum”, Tucker explicou. “Então, eu dei. Eu entreguei algum dinheiro para a fundação deles.”
“Quem disse a você que eles não conseguiram nenhum dinheiro no evento beneficente?”
“Gavin me disse.”
Quando Chris Tucker disse aos jurados que ele doou 1.500 dólares para os Arvizos depois que Gavin abordoou sobre dinheiro, depois que Gavin reclamou que não havia fundos suficientes arrecadados com o evento beneficente, as pessoas pareceram perplexas. Eles já tinham escutado de inúmeras testemunhas que tinha vido ao banco de testemunhas para falar sobre ser atropelados pela família Arvizo em busca de dinheiro. Algumas pessoas tinham assinado cheques para os Arvizos de milhares de dólares. Outras levaram brinquedos e presentes de Natal para a casa deles.
Muitas doações privadas foram feitas pelas estrelas de Los Angeles, os Arvizos tinham recebido muito dinheiro, a certa altura, Janet Arvizo tinha pagado 23 mil dólares por um Ford SUV. A defesa introduziu os cheques de Janet, assinados para a Hollywood Ford, como evidências, mostrando aos jurados o que Janet estava tentando fazer com o dinheiro. Em relação ao carro, Janet perdeu a coragem e desistiu dos negócios. Mas ela gastou os 23 mil do mesmo jeito, tudo enquanto recebia cheques assistenciais e procurava por outras formas de assistências.
Os jurados escutaram de uma editora de jornal, a quem foi implorada que colocasse um anuncio gratuito no jornal local, pedindo doações em nome de Gavin, apenas para descobrir depois que aas despesas médicas de Gavin Arvizo eram inteiramente coberta pelo seguro de saúde do pai dele. Uma mulher que arrecadou dinheiro para a família testemunhou que levou à família Arvizo um gigante peru para o Dia de Ações de Graças, mas ela foi mandada embora pela mãe, que disse que ela preferia dinheiro, em vez de peru. Parece que nenhuma das pequenas coisas que as pessoas faziam, os Arvizos sentiam que era bom o bastante.
Chris Tucker testemunhou que ele “esperava” que o dinheiro que ele enviou aos Arvizos tivesse sido usado para pagar despesas médicas, mas o tom dele demonstrava o contrário. Ele descreveu um dia, quando ele levou a família Arvizo a Knott’s Berry Farm, onde eles aproveitaram um dia em brinquedos, refeições e todo o tipo de doces que eles puderam comer.
A estrela tentou minimizar a bondade dele mencionando que tinha levado a família Arvizo ao shopping algumas vezes, comprando para eles alguns artigos esportivos, sem entrar em detalhes. Mas Mesereau não deixou o assunto cair.
“Agora, você disse que comprou roupas para as crianças Arvizo naquele shopping, isto está correto?”, Mesereau esclareceu.
“Sim”, Tucker disse.
“E explique o que você disse, se você puder?”
“Nós fomos a um tipo de loja de esportes. Eles gostam dos Raiders, então eu comprei coisas dos Raiders para eles. Sapatos, bonés e coisas assim.”
“E quem estavam como você quando você comprou estas roupas para as crianças Arvizos?”
“O pai deles, David.”
“Você alguma vez encontrou a mãe?”
“Eu a encontrei, pela primeira vez, em Las Vegas.”
Chris Tucker explicou as circunstâncias sob as quais ele conheceu Janet Arvizo, contando ao júri que ele estava filmando um novo filme em 200; que ele não tinha muito tempo para conversar com os Arvizos, que tinham viajado até lá, sendo convidados para o set, pela estrela.
“Eles vieram para o set do filme, certo” Mesereau perguntou.
“Sim”, Tucker testemunhou.
“Você os encontrou lá”
“Sim.”
“Você sabe se eles ficaram muito tempo?”
“Que eu saiba, eu soube que eles ficaram por um tempo. E eles estavam tentando fazê-los sair, mas eu não sei, porque estava muito ocupado.”
Chris Tucker disse ao júri que ele era “simpático” com os Arvizos e disse que quando ele voltou a Los Angeles, poucos meses depois que terminou as filmagens do filme dele, Gavin o ligou, procurando por Michael Jackson. Gavin estava esperando para visitar Neverland, mas Jackson não pôde ser localizado naquele momento. Chris Tucker disse que ele recebeu inúmeras ligações de Janet, que estava chorando e chorando sobre a saúde do filho dela. Janet Arvizo estava tão perturbada, dizendo a Chris Tucker que ela sentia que ele era como um “irmão” deles. De alguma forma, Tucker se sentiu obrigado a ajudar toda a família Arvizo.
Desde o momento em que eles se encontraram pela primeira vez, Gavin pediu o número do telefone de Chris Tucker, Tucker disse que deu o número de telefone a Gavin porque queria ser acessível. Ele queria fazer tudo que pudesse, ele queria ajudar o garoto. Tucker testemunhou que recebeu incontáveis ligações de Gavin e da mãe dele. O comediante fez o possível para ser gentil com aquelas pessoas, fazendo pequenas coisas, como dar a eles tênis Nike e jogar basketball com eles, mas também queria manter certa distancia.
Muitas vezes a estrela de Rush Hour convidava os Arvizos para a residência dele em Los Angeles. Eles estiveram lá pelo menos três ocasiões. Quando estava visitando a casa dele, Gavin pediu dinheiro a Tucker. Aparentemente o menino fez uma cara de cachorrinho triste e Tucker concordou em colocar dinheiro na conta dos Arvizos.
Em certe momento, os meninos Arvizos começaram a ligar pedindo pelas chaves de um dos carros dele, uma SUV, que Tucker não estava usando muito e Tucker ofereceu o carro a eles, mas, depois, ficou “nervoso” com isso, especialmente quando as crianças Arvizo continuaram ligando, atormentando a namorada de Tucker.
Tucker disse ao júri que ele passou a suspeitar do número de ligações. Quando ele mais tarde soube que Michael já tinha emprestado uma SUV à família, ele disse à namorada dele para não entregar as chaves do carro. Tucker disse que ele não entregou as chaves do carro, porque pensou que já tinha feito “muito” pela família.
E era verdade.
Houve muitos privilégios que os Arvizos desfrutaram à custa de Tucker. A estrela os levou a inúmeros passeios a Neverland, mesmo quando Michael não estava presente. Dentre outras coisas, Chris Tucker tinha levado os meninos Arvizos e o pai deles, de avião, para ver o jogo dos Raiders, em São Francisco, área da Baía.
“Houve mais alguma coisa que eles fizeram que te deixasses desconfiado?” Mesereau perguntou.
“Bem, eu penso que eles fizeram muitas coisas que eu não vi, que muitas pessoas estava dizendo para eu observar”, Tucker disse a ele.
“Quem eram essas pessoas?”
“Meu irmão, alguns dos meus assistentes, que estavam no set comigo, estavam observando tudo, o comportamento de Gavin, o comportamento de Star. Pois eles estavam falando comigo. Mas eu estava trabalhando. E eles estavam falando comigo, você sabe, era hora de eles irem embora.”
“A sua desconfiança era baseada no que você observou, ou no que outras pessoas disseram a você?”
“Eu observei muitas coisas, mas eu sempre dei a ele o benefício da dúvida. Eu sentia por muito por Gavin e eu também queria tentar ajudá-lo e eu deixei um monte de coisa passar. Mas eu sabia sobre o que eles estavam falando.”
Chris Tucker disse aos jurados que ficou consciente, nos set em Las Vegas, de que a família Arvizo estava tentando melhorar as acomodações deles, que eles queriam se mudar para o hotel do astro. Os Arvizos queriam ficar em uma suíte comparável a de Tucker, pela qual a estrela estava pagando do seu próprio bolso.
“Você crê que eles estavam tirando vantagem de você?” Mesereau perguntou.
“Eu estava esperando que não estivessem, mas quando eu volto a mim, sim. Era o que parecia”, Tucker disse.
“Alguma vez um membro da família Arvizos se referiu a você como parte da família deles?”
“Sim.”
“Quem?”
“A mãe, Gavin e Star.”
“Qual foi sua reação sobre isso?”
“Eu fiquei, você sabe, um pouco nervoso, porque tudo que eu queria era ajudar os garotos, não ficar ligado a toda família. Não assim”, Tucker testemunhou.
“Eu apenas queria tornar a vida deles um pouco mais fácil, então eu disse, eu preciso me policiar, eu sou visado”, ele explicou. “Você sabe, eu tenho que ser cuidadoso, porque, algumas vezes, quando as pessoas veem o que você tem, elas irão tirar vantagens de você. Portanto, eu tentei ser cuidadoso e recuar um pouco.”
Chris Tucker disse ao júri que Gavin sempre se referia a ele como “irmão mais velho” e diria a ele, “eu amo você”, constantemente. Star Arvizo também se referia a Tucker como sendo “como um irmão” para ele. Todas as três crianças puxaram as cordas do coração dele, dizendo a Tucker o quanto o amavam.
Não foi surpresa que, quando o documentário de Bashir foi ao ar na Inglaterra, quando a mídia pela primeira vez veio bater à porta deles no leste de Los Angeles, que Tucker foi a pessoas a quem os Arvizos ligaram para reclamar do alvoroço. Eles queriam que Chris localizasse Michael. Eles queriam fugir da mídia. Eles queriam que Chris Tucker os ajudasse.
“A mídia estava perseguindo-os e eles queriam encontrar Michael. Eles queriam sair da cidade e encontrar Michael”, Tucker testemunhou. “E eu disse, ‘está bem’, eu estava tentando ajudá-los a sair da cidade, assim eles poderiam, você sabe, ficar em paz.”
“E Gavin disse a você que eles queriam ficar com Michael?” Mesereau perguntou.
“Sim, eles estavam procurando por Michael e eles queriam encontrá-lo. Eles o descobriram em Miami, de alguma forma, e eles queriam ir para Miami.”
Tom Mesereau colocou gravações telefônicas na tela, mostrando aos jurados as ligações feitas a Chris Tucker pelos Arvizos, em 4 de fevereiro de 2003. Ele pediu a Tucker para esclarecer que as ligações foram feitas dos Arvizos para ele, e não o contrário.
Chris Tucker estava certo de que os números de telefone e os horários estavam de acordo com a memória dele e disse aos jurados que ele ofereceu levar os Arvizos, de avião, para fora da cidade, que ele ofereceu fretar um avião, para levar os Arvizos para Miami.
Quando essa informação veio para o júri, as cabeças estavam girando.
As pessoas simplesmente não podiam acreditar no que estavam ouvindo.
Por meses, os promotores tinham arguido que os Arvizos foram virtualmente forçados a ver Jackson em Miami. Os Arvizos, Janet, Davellin, Gavin e Star, tinham, cada um, testemunhado que não foi ideia deles voar até Miami. No banco de testemunha, cada um dos Arvizos agiu como se eles tivessem sido coagidos a fazer a Jackson um grande favor, coagidos a embarcar em um avião com Chris Tucker, a viajar para um resort em Miami, às custas de Michael.
“Você perguntou a Gavin como ele soube que Michael Jackson estava na Flórida?” Mesereau perguntou.
“Eu não consigo me lembrar. Eu tenho quase certeza de que eu perguntei e eu pensei que ele estava ligando para o pessoal de Michael e ele descobriu, de alguma forma”, Tucker disse.
“Agora, naquele momento, dada toda a conversa que você teve com Gavin, os pedidos dele por dinheiro, a conversa sobre automóveis, o que você viu no set, você considerava Gavin alguém muito sofisticado para alguém da idade dele?”
“Sim.”
“E explique o que você pensava disso.”
“Ele era muito esperto e ele era por vezes astuto, mas eu sempre deixava isso passar, porque eu sentia pena dele. Eu sabia que ele era um garotinho, mas eu sabia que ele era astuto. E o irmão dele, Star, era definitivamente astuto.”
“Quando você diz “astuto”, explique o que você está dizendo.”
“Sempre coisas como, ‘Ele está doente’, você sabe, ‘Ele tem muitos problemas, problemas familiares’, portanto eu sempre ignorava isso.”
Chris Tucker disse ao júri que na noite que ele fretou o avião para levar Janet Arvizo e os filhos dela para Miami, o clã Arvizo parecia, “satisfeita de sair da Califórnia”, e eles estavam todos animados por fazer a viagem para ver Jackson. Enquanto eles estavam no voo, Janet convenceu Chris a deixar que ele emprestasse a SUV e Tucker concordou a dar as chaves uma vez que eles estivessem estabelecidos em Miami.
Tucker se lembrou que exatamente depois do voo terminar, antes dos garotos dormirem, Gavin estava feliz, absolutamente exultante, por estar indo ver Michael Jackson de novo. Era 5 de fevereiro de 2003, apenas poucos dias depois que o documentário de Bashir foi ao ar na Inglaterra, quando nenhum dos Arvizos sabia o que estava sendo alegado na obra de Bashir.
“Algum dos Arvizos deu a você a impressão de que eles estavam viajando contra a vontade deles?” Mesereau perguntou.
“Não”, Tucker disse.
“Agora, quando você chegou à Flórida, o que você fez?”
“Eu encontrei com meu irmão no aeroporto e nos fomos direto para o hotel.”
Tucker disse que o irmão dele tinha um carro esperando por eles no aeroporto executivo e testemunhou que, em vez de checar o quarto deles, as crianças Arvizos insistiram em encontrar Michael, assim eles todos foram para a cobertura, para rapidamente dizer olá.
“Você se lembra de dizer alguma coisa a Michael no aposento dele?” Mesereau perguntou.
“Apenas disse olá e que estava feliz em vê-lo”, Tucker disse.
“E você discutiu co ele sobre os Arvizos?”
“Discuti.”
“O que você disse?”
“Mais tarde, eu disse. Eu apenas disse a ele para ficar de olho em Janet, porque eu estava desconfiado dela.”
“E você disse a Michael Jackson por que você estava suspeitando de Janet Arvizo?” Mesereau perguntou.
“Sim, porque... e ela até me deixou mais desconfiado depois. Mas, primeiro, como eu disse, eu dei a ela as chaves (da SUV) e naquele momento, eu soube que alguma coisa não estava certa. E daí, eu estava tentando falar com Michael e ela estava sempre interrompendo. E eu estava como... eu não sabia por que ela estava fazendo isso.”
“E, daí eu apenas... eu tentei puxar Michael no quarto e eu disse ‘Você precisa ficar de olho nela. Tome cuidado. ’ Assim, foi muito breve e, então, eu fui embora.”
“Agora, por que a conversa foi breve?” Mesereau perguntou.
“Porque os telefones estavam tocando, as crianças estavam por toda parte, e foi, você sabe, Michael estava muito ocupado. Então, sempre alguém o chamava”, Tucker disse.
“Você se lembra se Michael respondeu ou não, quando você disse ‘Tome cuidado com esta gente.’?”
“Sim, ele respondeu. Ele estava escutando. E nós falamos sobre outras coisas e, então, eu fui embora.”
“Você se lembra de Janet dizendo, alguma vez, sobre Michael Jackson ser como um pai para a família deles?” Mesereau perguntou.
“Oh, sim. Oh, sim. Isso foi pouco antes de entrarmos no quarto”, Chris Tucker disse aos jurados. “Ele estava francamente dizendo que Michael é um pai. Eu sou irmão. E foi quando eu disse a Michael. Eu o levei para o quarto e eu estava tentando falar com ele e eu disse, ‘Algo não está certo. ’ Eu disse, ‘Mike, alguma coisa não está certa. ’”





0 comentários »

Sesini duyur!

Leia Antes de Comentar:

- Aproveite para deixar a sua opinião, sendo importante que não se fuja do assunto postado.

- Os Comentários deste blog são moderados.